sexta-feira, 8 de maio de 2009

Indagado sobre o assunto, Fabiano Pires comenta...

Quando planejamos, utilizamos todos os aspectos relativos a comportamentos e hábitos de consumo, analisamos o meio e a cultura que envolvem nosso público (quais os modelos e valores que estas pessoas apresentam), buscamos analisar os modelos mentais determinantes que devam ser influenciados para se levar à influência da compra e - muitas vezes - ajudar ao consumidor em potencial a perceber que ele já tinha uma necessidade que desconhecia e que a partir daquele momento/informação ele pode satisfazê-la.

As percepções das pessoas são influenciadas de inúmeras formas (desde cores, formas, cheiros, até coisas que podem influenciá-lo de forma subjetiva e inconcientemente, como a comunicação subliminar que é super polêmica).

Marketing é a psicologia do consumo, para entendê-lo em suas causas e assim o poder influenciar através de inúmeras maneiras com ações bem planejadas e executadas com a finalidade de se conseguir gerar um impulso desejado em quem é visado por determinada organização, com um objetivo específico. Mktg é quase sempre influenciar (e até mudar) o comportamento humano e está ligado à comercialização de produtos e serviços, à conscientização e alerta para causas diversas (sociais, ambientais, etc), enfim, a mudar a percepção de "alguém" sobre um aspecto/tema específico. 

Fabiano Pires. Projetista de Softwares

Mais fontes sobre Psicologia & Marketing

Segue abaixo mais sites sobre Psicologia & Marketing.

O uso da Psicologia em Marketing nem sempre é expresso de uma maneira totalmente visível ao público. Mas podemos ver nas entre linhas que a Psicologia acompanha esse ramo de uma maneira bem presente. Fica ai a dica dos sites, bom estudo.

-------------------------------------------------------------------------------------

http://www.marketingsocial.com.br/

 Site voltado para o Marketing social. Mas o que é Marketing Social e o que ele tem a ver com Psicologia ? Bom, analisando o site em si, Marketing Social é basicamente estimulo de propagandas para o uso de preservativo, o hábito da leitura, o respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber, entre outros. Podemos ver a Psicologia embutida nestes conceitos e na maneira como ela nos é transmitida. Achei o site muito interessante e com uma idéia bem fixada. No lado direito do site há uma coluna com algumas matérias bem interessantes. Recomendo.

-------------------------------------------------------------------------------------

 http://www.personaconsultoria.com.br/

 Site voltado a palestras sobre motivação e auto-estima. No site podemos ver um grande exemplo de Psicologia em vias de treinamentos e curós sobre motivação e auto-estima com uma leve pitada de Marketing. Um site visualmente muito bem feito, o que ajuda em muito os negócios. Segundo o “dono” Rogério Martins, “O mundo corporativo contemporâneo exige que os profissionais possuam e demonstrem competência em diversas áreas do conhecimento – que extrapolam a clássica formação acadêmica – e muitas vezes os excluem do mercado pelo despreparo com um aspecto comportamental, ou de relacionamento pessoal.

Site interessante, eu (Erlan) particularmente já tive a oportunidade de ver uma das palestras ministradas pelo Sr. Rogério e gostei muito.

-------------------------------------------------------------------------------------

 http://www.westicon.pt/v2.1/pt/

Site de marketing e Design que da muita importância a Psicologia em seu trabalho. Podemos observar nesse artigo redigido pela Sra.Tania Morales Diretora de Business e Expansion do site. Não há uma Psicologia implícita no site, mas podemos observar que ela é importantíssima para esse ramo e de certa forma esta embutida em tudo que é produzido.

Marketing Pessoal, Sucesso Global

Marketing Pessoal, Sucesso Global

Por Rogerio Martins

01/04/2008


 

Abordar o tema Marketing Pessoal após tantos outros autores já tendo escrito sobre ele não é tarefa simples; exige um algo mais e é exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central de quando tratamos deste assunto.

É importante, antes de aprofundarmos sobre o tema central, entendermos o momento pelo qual passamos, suas transformações e seu legado, para que possamos compreender a importância e aplicabilidade do Marketing Pessoal.

É fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes transformações pelo qual todos estamos vivenciando, é decorrente de dois fatores principais: a globalização e o desenvolvimento tecnológico. O mundo como o conhecemos hoje faz parte deste processo ou advém dele. Octávio Ianni afirma que a globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando grande número de pessoas em todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia acelerou o processo de globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e irreversível, capaz de alterar culturas, sociedades e o próprio homem.

A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenário atual: busca permanente pela qualidade de produtos, serviços e de vida; maior presença da mulher no mercado de trabalho e em outros segmentos da sociedade, até então predominantemente masculina; segmentação do consumo, para atender novos mercados cada vez mais competitivos e exigentes; trabalho em equipe, como propulsor da revolução do comportamento interno nas organizações, onde faz-se mais com menos gente; conceito e prática da melhoria contínua - aplicada a processos e pessoas; terceirizações, quarteirizações, downsizing , preocupação com o meio ambiente e a comunidade etc.

Diante deste cenário e muitas outras transformações ocorridas no meio organizacional e social, surgiu o Marketing Pessoal, como forma de revalorização das capacidade e competências do homem.

O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do ridículo ao êxito na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia, que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso global. Para isto destaco algumas delas a seguir, lembrando que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não somos.

O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mau humorados ou torcendo para tudo dar errado.

Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.

Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Certamente isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como alguém interessante e interessado.

Fique atendo ao feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário.

Muitas vezes pela pressão do dia-a-dia, esquecemo-nos das pessoas consideradas "sem importância", como o porteiro, a faxineira, o guarda, o manobrista, o atendente etc. Porém, imagine o mundo sem o trabalho e a dedicação destas pessoas? Muitas vezes, um simples "bom dia" é o suficiente para tocarmos o coração das pessoas e cativá-las para sempre. Lembre-se: todos são importantes e assim devemos nos sentir!

Outra estratégia interessante para o aprimoramento diário é utilizar a técnica do benchmarking . Normalmente utilizado pelas empresas, podemos adaptá-la, fazendo obenchmarking de pessoas que admiramos, ou seja, aprender com elas como desenvolver as características que as tornam tão especiais.

Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas rapidamente, se não for possível pessoalmente, escreva, telefone, mas responda as chamadas depressa!

Saiba atender um pedido, auxilie, preste ajuda. Muitas vezes uma ajuda desinteressada pode transformar-se em uma grande amizade ou a conquista da admiração pelas demais pessoas.

Tenha prazer no que faz e faça com prazer, pois se você não fizer por você, quem o fará?

Tente sinceramente não dizer nada negativo ou de julgamento sobre outra pessoa durante todo um dia. Se você conseguir, tente outro dia. A disciplina verbal pode se tornar um hábito e vale a pena.

Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente .

Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para distinguir aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá comprometer sua essência. Sem dúvida, o Marketing Pessoal é uma técnica eficaz para o sucesso global, mas se utilizada de forma correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no cominho para o sucesso pessoal e profissional.

Para finalizar, vale refletir sobre o que o jornalista Whit Hoss escreveu: "sucesso é acordar de manhã - não importa quem você seja, onde você esteja, se é velho ou se é jovem - e sair da cama porque existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você acredita, e em que você é bom. Algo que é maior que você, que você quase não agüenta esperar para fazer hoje."


Fonte: http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Marketing_pessoal_sucesso_Global.htm

Sites interessantes sobre Psicologia & Marketing

Segue abaixo uma relação de 3 sites para maior informar como se utiliza o poder da Psicologia no ramo do Marketing. Espero que gostem.

--------------------------------------------------------------------------------------

www.portaldomarketing.com.br

Inicialmente, entramos em um site formal e sem atrativos visuais, mas o importante é o conteúdo!

O site traz um link em azul, no topo da página, aonde esta escrito “Artigos de Psicologia”.

A partir dai podemos encontrar artigos recentes, escritos por profissionais da área (formados ou estudantes) que podem ser úteis em uma pesquisa superficial sobre o papel da psicologia no marketing e na vida.

-------------------------------------------------------------------------------------


http://cabradm.blogspot.com/2009/03/psicologia-em-marketing.html

 

Blog bem humorado sobre o marketing. Este blog é administrado por um jovem estudante de marketing que escreveu um artigo interessante á respeito do papel da psicologia dentro do marketing!

A visitinha vale a pena pelo simples fato de poder espiar outras áreas do blog (clicando lá em cima, no título do blog) e ver como opera a mente de quem só pensa em uma coisa: vender!

Os posts trazem algumas matérias interessantes que visam o marketing, sem esquecer das pessoas.

-------------------------------------------------------------------------------------


http://www.marciapapaleo.com.br/MP/psicologia_marketing.html

 

Site da psicóloga Márcia Papaléo, nos trás uma visão mais madura dos profissionais de marketing que se utilizam da psicologia.

Com um apelo comercial (divulgação da clinica de psicologia de Márcia) o site consegue nos dar uma noção de que a psicologia também pode usufruir do marketing, levando á áreas mais assessiveis assuntos que o senso comum julga serem inconvenientes como, por exemplo, psicologia desenvolvida para a terceira idade. O site promove viagens e uma grande area de enterterimento para a terceira idade. Muito interessante.

-------------------------------------------------------------------------------------

Creio que por hora seja isso. Então fica a dica, 3 bons sites para vocês estarem acessando e verificando como a Psicologia se liga ao Marketing de uma maneira simples e eficas. Bom estudo =D

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Olá a todos!
Sejam bem vindos ao portal dos alunos da Fameblu
sobre Psicologia e Marketing!
"Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar com supri-las através de produtos e/ou serviços."
(Moacir Nóbrega).